fbpx

Epidemias provocam medo, ainda mais quando o agente causador da doença é pouco conhecido. E os efeitos da preocupação com o avanço do novo coronavírus são visíveis no Brasil. Vivemos aqui em Goiás a confirmação de que chegou até nós. O fato não é novidade… quantas piadinhas você ouviu, como: “ o problema não é se vamos pegar corona vírus, é quando vamos pegar”, “abrace enquanto pode”, entre outras…

Não sou médica e não entendo de infectologia, mas algo me chama atenção e me faz querer escrever para vocês. Pois quando lemos uma notícia de alguém que tinha 60 anos, tinha uma família, ficou doente e morreu, podemos nos colocar no lugar da pessoa, ou até imaginar que poderia ser alguém que conhecemos, por exemplo…

Os fatos desestruturam o nosso emocional e desperta a nossa vulnerabilidade de forma extrema e minha contribuição em meio ao caos desta pandemia é falar sobre essa vulnerabilidade.

O Autor do livro The Psychology of Pandemics (A Psicologia de Pandemias) lançado três semanas antes do início do surto do coronavírus na China, Steven Taylor traz uma fala interessante: “A diferença fundamental dessa pandemia para outras são as redes sociais e nossa interconexão. As pessoas são expostas a vários materiais, inclusive fotos e textos dramáticos”. É uma ‘infodemia'”, afirma.

Deixo esse texto como um alerta e peço que reflitam sobre essa fala do dr. Steven Taylor. Proteja você e sua família, mas não só do vírus, proteja também do que pode te causar aflição. Cuidado com os alardes e com as notícias que lemos. A todo momento, temos uma falsa divulgação nas redes sociais…

 

Lembre-se: o medo, a irracionalidade, competição por recursos e necessidade de controle não resolvem o problema. Mas, estar consciente e com informações consistentes, sim!

Michelle Branquinho

Psicóloga e Sexóloga clínica

CRP 09/7474

Especialista em casais e famílias

Especialista em Psicologia Perinatal, Puerpério e Reprodução Humana

Especialista em Sexualidade Humana

Terapeuta em EMDR e Traumas

Formação em Psicologia do Dinheiro

Hipnoterapeuta

Palestrante e Facilitadora de Grupos

www.michellebranquinho.com.br

@psimichellebranquinho

 

Informações: (62) 3945-5887 / (62) 99961-6626 Chame no Whatsapp.

Acompanhe nossas Redes Sociais no Facebook e no Instagram.

Mais informações entre em Contato conosco.

Abrir conversa
Posso ajudar?
Olá, em que podemos ajudar?